Vagas para autistas: dica boa para quem está procurando emprego

Foto de uma pessoa preta em pé em um escritório iluminado, segurando uma pasta aberta com o rosto, vestindo blazer preto e um cachecol estampado. Ao fundo, grandes janelas revelam uma paisagem urbana com edifícios, enquanto outras pessoas desfocadas compartilham o espaço. Uma televisão desligada e plantas verdes decoram a parede lateral.

Escrito por:

Conseguir um espaço no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Se você é uma pessoa autista procurando vagas que combinem com o seu perfil, a situação pode ser ainda mais complicada. 

Além de todo o preconceito da sociedade, que insiste em nos colocar em caixinhas de estereótipos, ainda existe a dificuldade de encontrar boas oportunidades e destacar o nosso perfil nos sites de vagas.

Por isso, tive uma grande surpresa quando descobri que a Catho possui o projeto #MinhaVagaPorDireito, onde o acesso ao plano profissional da empresa é gratuito para pessoas abrangidas pela Lei de Cotas (e isso incluí pessoas autistas). 

Agora vem comigo para você aprender o passo a passo e acelerar o seu processo de ingresso ou recolocação no mercado.

Mas como ter acesso a esse benefício?

O primeiro passo de tudo é verificar se no seu laudo tem as informações que eles pedem no site: 

      • Dados pessoais (nome, RG, CPF);

      • Especificação da sua deficiência e CID ou CIF

      • Autorização para tornar pública sua condição. 

    Esse laudo precisa ser válido e também precisa estar assinado por um profissional da área de saúde (no caso de pessoas autistas: psiquiatras, neurologistas e afins). No site da empresa, eles liberam esse modelo aqui para quem tiver dúvidas. 

    Depois de verificar se está tudo certo com o seu laudo. Chega a hora de botar a mão na massa e criar o seu perfil. Infelizmente, você não pode usar a conta que você já tem na plataforma. Entrei em contato por e-mail e me informaram que eu precisaria criar uma conta nova para ter acesso ao benefício. 

    Passo 01: Entrar no site da Catho e preencher os dados principais da conta:

    Clique aqui para acessar o site da Catho e fazer o seu cadastro.

    Captura de tela mostrando a primeira página de cadastro da catho solicitando o nome, email e telefone da pessoa candidata.

    Aqui você precisará inserir o seu nome completo, o seu e-mail e um número de telefone válido.

    Passo 02: Criar uma senha segura no site

    Captura de tela mostrando a segunda página de cadastro da catho solicitando a criação de uma senha da pessoa candidata.

    Lembre-se que a sua senha:

        • Mínimo de 8 caracteres:

        • Mínimo de 1 elemento especial: #$%@

        • Mínimo de 1 número

        • Mínimo uma letra MAIÚSCULA

        • Ter letras minúsculas

        • Não pode ter letras repetidas na sequência ou números na sequência

          Exemplo de senha ruim: amaaarelo123)
          Exemplo de senha boa: $Amarelo18 (por favor, não use essa!)

       

      Passo 03: Preencher as informações com respeito à vaga que você está buscando

      Captura de tela mostrando a terceira página de cadastro da catho solicitando informações sobre a área de atuação, cargo, estado e cidade da pessoa candidata.

      IMPORTANTE: Nesta etapa, você deve clicar na caixinha de seleção que diz: sou uma pessoa com deficiência (PCD). Isso vai abrir mais uma questão perguntando qual tipo de deficiência. Você vai marcar Transtorno do Espectro Autista e clicar no botão cadastrar.

      Captura de tela mostrando a extensão da terceira página de cadastro da catho perguntando qual a deficiencia da pessoa e inclui a opção de Transtorno do Espectro Autista

      Passo 04: Subir uma cópia do seu laudo contendo as informações solicitadas por eles

      Captura de tela mostrando a última página de cadastro da catho onde a pessoa candidata terá oportunidade de subir a imagem do seu laudo.

      Passo 05: Como começo a acessar as vagas?

      Depois de enviar o seu laudo, você precisará esperar a avaliação deles. Após alguns dias, você receberá um e-mail do remetente (nao_responda@catho.com.br) informando que o seu laudo foi avaliado e que você já pode começar a usar a plataforma.

      Se você tiver dúvidas na hora de criar o seu currículo na plataforma, deixa uma mensagem aqui nos comentários que tentaremos criar um post focando exatamente nessa parte de construção do perfil profissional em plataformas de vagas, tá bom?

      Qual a diferença do plano gratuito para o pago profissional?

      Segundo o site da Catho, as principais diferenças entre o perfil gratuito e o perfil profissional são: 

      Acesso prioritário às novas vagas: Você vai poder se candidatar nas primeiras 24 horas da publicação, antes dos concorrentes que não possuem o plano profissional.

      Envio automático do CV: Você configura as suas preferências pelas vagas, e uma ferramenta da empresa vai analisar diariamente as oportunidades e enviar o seu currículo para as vagas que forem mais compatíveis.

      Salto nos processos seletivos: Pelo que entendi, o sistema de candidatura deles segue uma fila e como você tem uma conta “premium” você ultrapassa a concorrência que não tem e tem mais chances de chamar a atenção de recrutadores para o seu currículo. 

      Empresas que visualizaram o CV: Você tem uma espécie de “vizinha fofoqueira” que te conta todas as empresas que acessaram o seu currículo e que podem estar interessadas no seu perfil. Isso é bem bacana porque você buscar a empresa no LinkedIn e tentar um contato mais direto com a pessoa responsável pela vaga. 

      Será que vale a pena fazer o cadastro?

      Sendo sincera com você, na minha opinião: vale muito

      A Catho é uma plataforma conceituada no mercado e utilizada por várias empresas para publicarem suas vagas. Muita gente tem que desembolsar 3 parcelas de R$59,90 para ter acesso a 03 meses da assinatura profissional. Ela está sendo liberada para gente gratuitamente, então, a minha recomendação é aproveitar.

      Mas atenção aqui: eu não estou dizendo para você fechar o seu LinkedIn e parar de mandar currículos por outros canais. O que estou dizendo aqui é que esse benefício pode ser um grande aliado para pessoas autistas que estão buscando vagas e oportunidades de emprego.   

      Lembrando que este conteúdo não é uma publicidade! Nem eu, nem a CRIAutista ganhamos nada para compartilhar as informações presentes neste artigo. 

      Bônus do artigo: onde encontrar vagas para autistas

      A gente sabe que nem todas as vagas (incluindo aquelas afirmativas para PcDs) são preparadas para receber pessoas autistas. Mas existem empresas que já perceberam que a diversidade é o motor da inovação e hoje lutam para transformar o mercado de trabalho em um ambiente mais inclusivo e acolhedor.

      Assim, finalizamos este artigo sugerindo alguns sites onde você pode encontrar vagas interessantes para autistas e pessoas com deficiência: Diversajobs, PCD.com.br e SpecialListerne BR

      Além disso, também quero de recomendar a StardustZone — uma das nossas principais parceiras que sempre está compartilhando vagas de emprego, conteúdos de alta qualidade e uma comunidade que vai te ajudar a crescer pessoal e profissionalmente. 

      Se esse artigo ajudou você de alguma forma, compartilhe ele nas suas redes sociais… Posta nos grupos de amigos, no Facebook, no LinkedIn, manda para quem você conhece. Quem sabe uma dica lida aqui neste blog ajude alguém a sair das estatísticas do desemprego?

      Vamos crescer juntos! 

      veja Mais sobre

      Pular para o conteúdo